ENEM 2013

Oi, povo! =D
Como aqui no blog circulam muitos adolescentes decidi falar um pouquinho mais sobre o ENEM 2013 para esclarecer algumas dúvidas e falar sobre as polêmicas da prova!


As inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio começam na segunda-feira, 13/05, e vão até o dia 29/05. Os candidatos devem pagar uma taxa de R$35,00 para efetuar essa inscrição, sendo que estudantes de escolas públicas ou de família com renda per capita comprovada de até um salário-mínimo e meio não precisam pagar.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Com os portões abertos às 12h, 6,1 milhões de jovens são esperados para responder quatro provas com questões de múltipla escolha e uma redação (polêmica redação).


  • Onde faço a inscrição?
É necessário entrar no site oficial do ENEM (http://enem.inep.gov.br/) com RG e CPF em mãos para preencher uma ficha com seus dados cadastrais, tais como nome completo, endereço, cidade onde quer realizar as provas, situação escolar, perfil socioeconômico, idioma para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e necessidade de atendimento especial.
Após preencher todos os campos um boleto bancário será gerado e você deve pagá-lo até o dia 29 de maio. Sua inscrição só será confirmada depois do pagamento da taxa.
Você receberá em casa um cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2013 com dados pessoais, data, local e horário da prova.

  • Pra que fazer o ENEM?
"Todas as universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como critério de seleção de parte ou de todos as vagas dos cursos superiores. A nota do Enem pode ser utilizada como bônus no vestibular, como 1ª fase, para preencher  vagas com ou sem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, por fim, como critério único de seleção das vagas remanescentes." - trecho retirado do site Brasil Escola.

  • O ENEM pode ser utilizado como certificação de conclusão do EM?
Pode! Você deve informar no ato da inscrição que essa é a sua intenção com a prova. Além disso é preciso:
- ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM 2013;
- atingir 400 pontos ou mais em cada uma das provas do ENEM;
- atingir 500 pontos ou mais na redação;

  • O que levar nos dias de prova?
Documento de identificação original, o cartão de confirmação que você recebeu em casa, caneta esferográfica preta.


As provas do ENEM são muito famosas por conta das "palhaçadas" que são realizadas e aceitas. Diz-se que nesse ano haverá maior rigor quanto a correção da redação. No ano passado textos com receita de macarrão instantâneo (MIOJOOOO!), hinos de clubes de futebol e erros de português foram altamente pontuadas e, mais uma vez segundo o ministro Aloizio, em 2013 tais fatos não acontecerão e eu espero que não mesmo.

Um absurdo desses não pode ser considerado em uma prova de tal calibre. 
Candidatos que redigiram a redação de forma correta, sem erros de português e sem nenhum desvio quanto ao tema central, em muitos casos, houveram notas mais baixas do que quem ensinou a cozinhar ''um delicioso miojo para a redação não ficar muito pesada''!!!

Além da promessa de mais seriedade na correção, mais um corretor foi adicionado para cada redação se for necessário. Segundo o MEC, agora, todas vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos.



Como em todos os anos que a prova é realizada acontecimentos curiosos surgem de alguma maneira, da prova que vazou até o celular no banheiro, devemos esperar o que está por vir em 2013

Eu farei o ENEM 2013 como trainee, assim como a Fuvest e o vestibular da UFPR. =)
E vocês? Já fizeram a prova? O que acharam?
Comentem aqui em baixo.
Beijosss

8 comentários:

  1. To na duvida se faço esse ano ou não :S (duvida cruel hehe)

    Beijos :*:*
    MakeEssence.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jé! =)
      Você tá em que ano do colégio?
      Eu to no 2º do EM. Conversei com vários professores, galera da família, li bastante e cheguei a conclusão de que é bom fazer de teste. Assim você conhece a prova, como são as questões +/-, dá para ter uma ideia!
      Faz sim, vai ser bom. Heheh
      Beijos <3

      Excluir
  2. Adorei as dicas, não vou fazer a prova este ano, mas mesmo assim ajudou até para a escola!
    Dá uma passadinha?
    http://be-maybe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fer!
      Eu tinha um mooonte de dúvidas também e consegui sanar todas! Decidi falar do ENEM de um jeito menos complicado (eu espero né?) para outras pessoas entenderem também! Hahah
      Passei lá e deixei uma bíblia, opsss, um comentário pra você.
      Kss <3

      Excluir
  3. No ENEM só é permitido o uso de caneta esferográfica PRETA, e não azul. Se uma informação tão comum você consegue trazê-la incorretamemente, não sei se dá para confiar nas outras informações. Tome mais cuidado da próxima vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido (a)!
      É importante ressaltar que todos somos passivos de erros. Chegar com críticas não construtivas e com linguajar que ataque meu espaço realmente não é legal.
      A correção já foi feita, agradeço pelo alerta! =)
      Volte sempre.

      Excluir

Espaço destinado ao seu comentário! =)
Agradeço imensamente a sua visita.. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Passaram por aqui...

Translate this blog!

Ideias Cruzadas Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados